PI.CA.PAC.

PI.CA.PAC.

Apresentação 


A formação e a valorização profissionais constituem uma dimensão estruturante do desenvolvimento pessoal e individual dos cidadãos e, ainda, um fator estratégico para a modernização e qualificação das organizações.

A aquisição e o desenvolvimento permanentes de competências pessoais, profissionais e organizacionais contribui de forma determinante para sustentar os processos de aprendizagem ao longo da vida, o que exige um amplo e fácil acesso a oferta formativa diversificada, qualificada e adequada às necessidades e objetivos específicos das organizações artísticas e culturais e às necessidades, expetativas e interesses dos profissionais das artes e da cultura.

Neste contexto, a SUGGESTUS e a LOGFRAME, ambas com vasta experiência na capacitação de profissionais e organizações dos setores artístico, cultural e social, projetam implementar em 2020 e 2021, em consórcio e no quadro da parceria estratégica que celebraram em 2017, um PLANO INTEGRADO DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DAS ARTES E DA CULTURA - PI.CA.PAC.

Este plano visa contribuir para superar as fragilidades e vulnerabilidades de grande parte das organizações artísticas e culturais nas áreas: do planeamento estratégico e operacional; da gestão dos recursos e das pessoas; da gestão de projetos; da captação de financiamentos e na diversificação das suas fontes; da gestão, programação e produção culturais; da comunicação cultural; dos direitos de autor, conexos e domínio público; e da avaliação de resultados e impactos.
O PI.CA.PAC. tem âmbito nacional e assume a descentralização e a coesão territorial como objetivos estratégicos, contribuindo assim também para corrigir assimetrias no acesso a oferta formativa no setor artístico e cultural
data: 07 Janeiro 2020categoria: Formação e Qualificação das Pessoas