Gestão de Organizações e Projetos Culturais [formação intensiva]

Porto [2ª Edição]

Descrição


APRESENTAÇÃO
Este curso intensivo visa apetrechar os participantes de competências diversificadas nas diferentes áreas da gestão de organizações e projetos.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS [síntese]
Economia social e economia da cultura • O setor cultural e criativo • Os diferentes tipos de organizações culturais • Gestão estratégica • Pensamento estratégico • Análise e diagnóstico estratégicos • Ferramentas de análise • Stakeholders • Planeamento estratégico • Visão, Missão e Valores organizacionais • Metodologias de planeamento • Balanced Scorecard • Modelos lógicos • Criatividade e inovação • Técnicas e ferramentas para identificação de problemas, geração de ideias e soluções • Definição de objetivos e estratégias • Definição de metas e indicadores • Estruturas e modelos organizacionais • O que é um projeto e a gestão de projetos • O que são projetos culturais • Ciclo de vida dos projetos • Desenvolvimento e implementação de projetos • Monitorização e avaliação de projetos • Gestão da qualidade • O Gestor de projeto • Gestão de equipas em trabalho de projeto • Gestão das pessoas • Liderança e motivação • Mediação e resolução de conflitos • Financiamento de projetos • Mecenato, patrocínios e crowdfunding • Dossiê de apoios e patrocínios • Estudo de casos

OBJETIVOS
  • Compreender os diversos conceitos de cultura e as especificidades das organizações culturais, sociais, educativas e associativas:
  • Identificar o setor cultural no contexto económico e reconhecer as suas diferentes componentes;
  • Identificar e compreender as diferentes componentes do Planeamento Estratégico
  • Ser capaz de pensar e planear estrategicamente;
  • Identificar os conceitos fundamentais da gestão de projetos;
  • Reconhecer as especificidades da gestão de projetos imateriais, no setor cultural e terceiro setor;
  • Identificar o ciclo de vida dum projeto;
  • Distinguir as principais metodologias e ferramentas da Gestão de Projetos e aplicá-las;
  • Identificar e caraterizar as diferentes fontes de financiamento nacionais, comunitárias e internacionais segundo a tipologia dos projetos e organizações culturais;
  • Identificar e caraterizar as diferentes modalidades de financiamento da cultura e, designadamente, reconhecer as diferenças entre mecenato, patrocínio e crowdfunding;
  • Identificar e caraterizar as diferentes componentes dum dossiê de apoio e patrocínios e ser capaz de conceber um;
  • Identificar e caraterizar as diferentes técnicas, metodologias, modelos e ferramentas de gestão de equipas;
  • Ser capaz de aplicar estratégias de liderança adequadas;
  • Ser capaz de gerir conflitos numa equipa de projeto;
  • Compreender os conceitos de clima organizacional e cultura organizacional;
  • Ser capaz de motivar e mobilizar uma equipa e os seus membros individualmente considerados.
DESTINATÁRIOS

Profissionais do setor cultural e criativo e do terceiro setor; artistas e criadores; gestores, programadores e produtores culturais; educadores artísticos e mediadores culturais; animadores socioculturais, educadores sociais e técnicos de intervenção comunitária; dirigentes, chefias e técnicos da administração pública central, regional e local; profissionais de teatros, museus e monumentos, bibliotecas e arquivos; dirigentes do movimento associativo cultural, social e de juventude; investigadores, professores, educadores e estudantes, bem como outros interessados nas temáticas abordadas.

DURAÇÃO
49h (7 dias)

DOCUMENTAÇÃO
Fornecida em formato digital numa pendrive [8 GB]

CERTIFICAÇÃO
Certificado de formação profissional com menção de avaliação qualitativa

Para mais informações sobre a edição do curso que pretende frequentar [preço, local, horários, etc.] deve clicar em baixo onde ela está indicada com a cor vermelha:
PARCERIA | APOIO:

Espaço atmosfera m - Montepio Geral Associação Mutualista


CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA OS ASSOCIADOS DO MONTEPIO

Desconto de 25% sobre a taxa de inscrição | participação

OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS

As organizações públicas ou sem fins lucrativos que inscreverem três participantes só pagam duas inscrições.

Estacionamento gratuito.

DATAS:

27, 28, 29 e 30 de janeiro | 1 e 2 de fevereiro

Local

Espaço "atmosfera m" [rua Júlio Dinis, nº 158/160, 4050-318 Porto]

Data

27 de Janeiro de 2016 a 02 de Fevereiro de 2016

Horário

10:00h às 18:00h

Total de horas

42 horas

Data limite para inscrições:

24 Janeiro 2016

Valor de inscrição

195,00€ [IVA incluído]

Formadores

Vítor Martelo;