Gestão de Organizações e Projetos Culturais [formação intensiva]

Gestão de Organizações e Projetos Culturais [formação intensiva]

Descrição


APRESENTAÇÃO
Este curso intensivo visa apetrechar os participantes de competências diversificadas nas diferentes áreas da gestão de organizações e projetos culturais.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS [síntese]
Políticas culturais e documentos estratégicos (Agenda 21 Cultura, Estratégia Europa 2020, Cidades Inteligentes, Cidades Criativas, Mapeamentos regionais das prioridades culturais, Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Leitura, Plano Nacional de Cinema) • Legislação fundamental do setor cultural • Economia da cultura • O papel da cultura na economia do futuro • Cultura e economia circular • O setor cultural e criativo • Conta satélite da cultura • Os diferentes tipos de organizações culturais • Fiscalidade das organizações sem fins lucrativos • Modelos e estruturas organizacionais • O ciclo do planeamento • Pensamento estratégico • Criatividade, inovação e processos criativos • Resolução de problemas • Ferramentas para geração de ideias e soluções •  Análise e diagnóstico estratégico • Análise de risco • Análise de partes interessadas • Planeamento estratégico: visão, missão e valores organizacionais • Definição de objetivos, metas, indicadores e estratégias • Metodologias e ferramentas de planeamento • Mapas estratégicos • Especificidades dos projetos artísticos e culturais • O ciclo de vida dos projetos • A análise de contexto, condicionantes e pressupostos • Os públicos-alvo do projeto • Modelos lógicos e teoria da mudança • Definição de objetivos, indicadores e metas do projeto • Ferramentas para desenho e planeamento de projetos • Um modelo para elaboração de projetos • Os softwares para gestão de projetos • Elaboração do orçamento do projeto • O desenvolvimento do projeto • Cultura e clima organizacionais • A gestão das pessoas • Liderança, motivação e gestão de equipas • Mediação e resolução de conflitos • Elaboração de orçamentos • Noções básicas de análise e gestão financeira (demonstrações financeiras, rácios, break-even-point) • Estratégias para a angariação de recursos e financiamento • Avaliação de organizações, programas e projetos • Comunicação cultural •

OBJETIVOS
Compreender os conceitos de cultura, diversidade cultural, interculturalidade, multiculturalidade • Ser capaz de analisar criticamente as políticas culturais • Conhecer a realidade da economia da cultura e da economia social e os novos paradigmas e modelos de organização económica • Conhecer e compreender o papel da cultura no contexto económico e serem capazes de caraterizar o ‘novo’ setor cultural e criativo • Compreender as especificidades das organizações culturais e dos seus modelos organizacionais • Ser capaz de distinguir os conceitos de cultura organizacional e clima organizacional • Ser capaz de planear e gerir estrategicamente • Ser capaz de aplicar ferramentas de análise, de diagnóstico, de geração de ideias e soluções • ser capaz de definir a missão, a visão e os valores de uma organização cultural • Ser capaz de implementar diferentes metodologias de planeamento • Ser capaz de definir estratégias, formular objetivos, identificar e escolher indicadores e definir metas • Ser capaz de conceber e desenhar um projeto de acordo com as boas práticas e metodologias de gestão de projetos • Reconhecer as especificidades da gestão de projetos imateriais no setor cultural • Identificar os principais documentos financeiros e compreender os conceitos base da gestão financeira • Identificar e compreender as diferentes tipologias de financiamento da cultura • Ser capaz de conceber e implementar uma estratégia de angariação de recursos • Ser capaz de aplicar diferentes técnicas, metodologias, modelos e ferramentas de gestão das pessoas • Ser capaz de aplicar estratégias de liderança adequadas • Ser capaz de gerir conflitos numa equipa • Ser capaz de motivar e mobilizar uma equipa • Ser capaz de implementar estratégias de monitorização e avaliação de organizações e projetos •

DESTINATÁRIOS
Artistas e criadores; profissionais e dirigentes de organizações artísticas e culturais; gestores, curadores, programadores e produtores culturais; profissionais de teatros, museus e galerias; educadores artísticos e mediadores culturais; animadores socioculturais, e técnicos de intervenção comunitária; profissionais de monumentos, bibliotecas e arquivos; dirigentes do movimento associativo cultural e de juventude; investigadores, professores, educadores e estudantes, bem como outros interessados nas temáticas abordadas; dirigentes, chefias e técnicos da administração pública central, regional e local.

METODOLOGIAS
Metodologias expositivas com técnicas de exposição participada; Método interrogativo; Método demonstrativo; Metodologias ativas.

DURAÇÃO
70h (10 dias)

DOCUMENTAÇÃO
Fornecida em formato / suporte digital 

CERTIFICAÇÃO
Certificado de formação profissional com menção de avaliação qualitativa

Para mais informações sobre a edição do curso que pretende frequentar [preço, local, horários, etc.] deve clicar em baixo onde ela está indicada com a cor vermelha:

Edições

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